Hoje decidi colocar aqui um grande post sobre Variáveis do Autocad.
1. OPEN e NEW sumiram!
Muitos já sabem como resolver este problema, inclusive. Mas para quem não
sabe, digita FILEDIA e configura como 1.
FILEDIA é uma das famosas variáveis de
sistema do AutoCAD, são elas que configuram o comandos e comportamentos
do programa. Podes configurar quase todas via teclado, digitando o nome de cada
uma, ou como mostrado neste post.
Para não ficares procurando entre todas as variáveis de sistema a que está
dando dor de cabeça vou postar aqui uma pequena lista delas. Praticamente todas
as variáveis de sistema do AutoCAD funcionam da mesma maneira,
através de um código binário. Onde na maioria dos casos só vais precisar
digitar 0 (desactiva) ou 1 (activa) par as controlar.
2- ATTDIA – Determina se o comando INSERT
usará uma caixa de diálogo para a entrada de valores de atributos.
3- BASE - Define o ponto base de arquivo, podendo ser reconfigurado quando
necessário, esta variável influencia a inversão deste arquivo como referência
externa.
4- BLIPMODE - Controla a exibição das marcações na tela do ponto em que se fez o clique.
5- CELTSCALE - Define o factor de escala dos tipos de linha de todas as entidades que
forem desenhadas enquanto esta variável tiver um valor diferente de 1. Esta variável altera o efeito
do LTSCALE. Por exemplo, se estiveres usando LTSCALE com um valor igual a 5 e configurares CELTSCALE com um
valor de 2, esta linha terá um factor de escala igual a 10, ou seja o dobro das outras
linhas.
6- CMDDIA - Controla se as caixas de dialogo dos comandos PLOT e outros de base de
dados externos.
7- DELOBJ - Controla se as entidades usadas na criação de outras entidades são mantidas
ou excluídas do banco de dados do desenho.
8- DISPSILH - Controla a apresentação de curvas de silhuetas de entidades 3D. 0 para
enxergar a representação, 1 ocultá-la.
9- DRAGMODE - Controla a apresentação das entidades que estão sendo arrastadas.
10- EDGEMODE – Determina como os comandos TRIM e EXTEND devem calcular os seus
limitação. Configurada em 0 as entidades tem que se tocar, em 1 será
considerado a extensão “virtual” delas.
11- EXPLMODE - Controla se o comando EXPLODE suporta blocos escalonados de maneiras não
uniformes.
12- FACETRES - Ajusta a suavização das entidades sombreadas e renderizadas.
13- FILEDIA - Suprime a apresentação das caixas de diálogo de arquivos.
14- HIGHLIGHT - Controla o destaque das entidades selecionadas.
15- INSBASE – Controla a coordenada que será usada como ponto base para a
inserção do arquivo DWG.
16- INSUNITS – Define a unidade de inserção automática de um arquivo. Podes
configurar a sua unidade de trabalho com o comando UNITS.
17- INSUNITSDEFSOURCE – Define a unidade dos arquivos que serão inseridos quando a
variável INSUNITS estiver configurada em 0 nestes arquivos. Deve ser
configurada no quadro OPTIONS.
18- INSUNITSDEFTARGET – Define a unidade final dos arquivos que serão inseridos
quando a variável INSUNITS estiver configurada em 0 no arquivo de trabalho.
Deve ser configurada no quadro OPTIONS.
Obs.: as variáveis INSUNITS, INSUNITSDEFSOURCE e INSUNITSDEFTARGET são as responsáveis pelos erros
de escala de inserção em muitos projetos por não serem configuradas
correctamente.
19- LTSCALE - Define o factor global de escala
dos tipos de linha.
20- MAXSORT - Define o numero máximo de itens
que as listas símbolos e blocos que o programa vai trabalhar, quanto este
numero é superado estas listas não ficaram mais em ordem alfabética.
21- MIRRTEXT - Controla a maneira como o comando MIRROR reflete os textos e atributos.
22- MBUTTONPAN - Controla a forma como o botão scroll do teu rato é usada. Configurada em 0
para o menu OSNAP e 1 para o comando PAN.
23- PELLIPSE - Controla o tipo de elipse criada com o comando ELLIPSE. 0 para entidades
ELLIPSE e 1 para entidades POLYLINE.
24- PLINEGEN - Define como os padrões de LINETYPEs respeitarão os vértices de uma
POLYLINEs ou não.
25- PSLTSCALE - Define se os LINETYPEs serão escalonados ou não quando conforme a escala
das VIEWPORTs no modo de LAYOUT.
26- SDI - Controla como o AutoCAD deve abrir os seus arquivos de trabalho. Se ele vai
abrir um único arquivo ou múltiplos arquivos por seção de programa.
27- SNAPANG – Define o angulo do SNAP, influenciando
o cursor.
28- SNAPBASE – Define a origem do SNAP, nas versões
antigas do AutoCAD era usada para determinar a origem dos HATCHs. Se
configurada muito distante da origem do arquivo pode causar erros de definição
dos estilos dos HATCHs.
29- TEXTFILL - Controla o preenchimento de
fontes Bitstream, TrueTypes e Adobe Type.