Apresentação


Licenciado em Engenharia Topográfica, presta todos os serviços de topografia com certificação de um profissional.

Venha conhecer os meus serviços

Topografia

Definição de Topografia

Topografia (do idioma grego topos, lugar, região, e graphein, descrever: "descrição de um lugar") é a ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a situação e a localização deles que podem ficar em qualquer área. Tem a importância de determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo, etc e ainda representá-las graficamente em cartas (ou plantas) topográficas
A topografia é também instrumento fundamental para a implantação (chamadas locações) e acompanhamentos de obras como: projecto viário, edificações, urbanizações (loteamentos), movimento de terra (cubagem de terra), etc.

Finalidade: determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, do fundo dos mares ou do interior de minas, desconsiderando a curvatura resultante da esfericidade da Terra. Compete ainda à Topografia, a locação, no terreno, de projetos elaborados de Engenharia. (DOMINGUES, 1979).
Importância: ela é a base de qualquer projecto e de qualquer obra realizada por engenheiros ou arquitectos. Por exemplo, os trabalhos de obras viárias, núcleos habitacionais, edifícios, aeroportos, hidrografia, usinas hidrelétricas, telecomunicações, sistemas de água e esgoto, planeamento, urbanismo, paisagismo, irrigação, drenagem, cultura, reflorestamento etc., se desenvolvem em função do terreno sobre o qual se assentam. (DOMINGUES, 1979).
Portanto, é fundamental o conhecimento pormenorizado deste terreno, tanto na etapa do projecto, quanto da sua construção ou execução; e, a Topografia, fornece os métodos e os instrumentos que permitem este conhecimento do terreno e asseguram uma correta implantação da obra ou serviço.

Representação

A porção da superfície terrestre, levantada topograficamente, é representada através de uma Projecção Ortogonal Cotada e denomina-se Superfície Topográfica.
Divisão
 
O levantamento topográfico pode ser dividido em :

- Levantamento topográfico PLANIMÉTRICO, compreendendo o conjunto de operações necessárias para a determinação de pontos e feições do terreno que serão projectados sobre um plano horizontal de referência através de suas coordenadas X e Y (representação bidimensional), e,

- Levantamento topográfico ALTIMÉTRICO, compreendendo o conjunto de operações necessárias para a determinação de pontos e feições do terreno que, além de serem projectados sobre um plano horizontal de referência, terão sua representação em relação a um plano de referência vertical ou de nível através de suas coordenadas X, Y e Z (representação tridimensional).